PARA VIDEOCURSO SOBRE FINANÇAS GRÁTIS CLIQUE AQUI

PARA VIDEOCURSO SOBRE FINANÇAS GRÁTIS CLIQUE AQUI
PARA VIDEOCURSO SOBRE FINANÇAS GRÁTIS CLICA NO CARTÃO ACIMA

domingo, 24 de outubro de 2010

Você não é quem você pensa que é pelo terapeuta de EFT André Lima

Esse título parece coisa de gente que tem um parafuso a menos na cabeça. Mas o que ocorre conosco, seres humanos, é que nos identificamos com uma estrutura mental a tal ponto, que pensamos que somos essa estrutura.
Estou falando do ego que governa a nossa vida como se ele fosse o nosso Ser. Existe uma voz na nossa mente, os pensamentos, o diálogo interno. Esses pensamentos raramente estão focados em coisas do presente momento, na atividade que estamos executando AGORA. Estão sempre focados  em algo do passado ou do futuro. São lembranças de coisas desagradáveis ou pensamentos que nos levam a focar na próxima atividade ou em perigos e possibilidades negativas que são apenas imaginárias.
O ego é apenas uma pequena ferramenta que você tem. Ele não é quem Você realmente é, mas temos uma sensação muito real que ele é quem Nós somos de fato. Você tem uma mão. Mas você não é a sua mão. A sua mão está sob o seu comando, faz o que você determina. No entanto, o ego, que é uma parte minúscula que está dentro de nós (embora pareça gigante), está governando nossas vidas. Ele dita a maior parte do que pensamos, sentimos e executamos. Estamos quase que cem por cento sob o seu domínio.
Precisamos despertar para essa realidade. Descobrir que o ego é apenas uma ferramenta que deve estar a nosso serviço. Os pensamentos, que também deveriam nos ajudar, parece que tomam vida própria e pensam da forma que querem, compulsivamente.
O ego é uma estrutura que está eternamente insatisfeita com a atual situação. Tudo que fazemos para satisfazê-lo parece trazer apenas uma breve alegria, que em seguida é transformada em pensamento que devemos agora fazer outra coisa para sentirmos satisfação de novo. E assim vira um círculo vicioso. Viver comandado pelo ego traz muito sofrimento. As pessoas que mais sofrem, são as que mais tem uma estrutura forte de ego, as que mais estão identificadas com ele.
E quem somos na verdade? Somos a consciência que está ciente do ego, que observa os pensamentos. Isso é muito mais profundo. Se você consegue observar os seus pensamentos e as vontades do seu ego, isso significa que você na verdade é  esse observador dessas ferramentas. A consciência é quem deveria governar o ego e os pensamentos, mas o que ocorre é que eles tomaram vida própria.
Por não estarmos cientes disso, damos total atenção ao que o nosso ego nos diz e buscamos satisfazê-lo. Isso é a causa de todo o sofrimento, inclusive da violência.
O ego, que tomou vida própria e pensa que é você, busca várias estratégias para se manter vivo e crescer. Ele se alimenta de pensamentos incessantes que se apresentam de várias formas: remói o passado (lamurias, queixas, historias...), fica pensando no futuro, cria diálogos com relação a pessoas (pensamentos de raiva, vigança, o que eu deveria ter dito e feito...), se sente ofendido (isso também faz criar historias mentais), fala mal dos outros (pra se sentir superior, e isso tambem cria várias histórias), e etc...
São inúmeras estratégias que ele cria para inflar. A primeira coisa que devemos fazer para nos libertarmos gradualmente do ego, é identificar a sua ação. Sempre que você se pegar lamuriando do passado, viajando nas preocupações com o futuro, se sentindo ofendido, falando mal de outras pessoas, procure ficar atento e diga para si mesmo: “esses pensamentos que surgiram é apenas o meu ego se expressando. Eu sou a consciência que observa tudo isso”. Diga isso sem julgamento do que foi pensado. Apenas observe o que foi pensado e identifique que veio do ego. Se você julgar os pensamento ou sentir raiva deles, advinha quem é que está se manifestando? O ego. Ai, é só você observar de novo: meu ego acabou de entrar em ação novamente. Sem criticas, nem julgamentos.
Praticando a observação da ação do ego, você vai criar cada mais uma desidentificação com ele. Ou seja, você vai ficar ciente a cada dia que você não é ele, pois você consegue observá-lo. A ação do ego vai assim perdendo gradativamente a força. Ele só consegue atuar livremente quando estamos inconscientes da sua ação. Quanto mais o observarmos, mas ficamos conscientes e assim vai ficando cada dia mais difícil dele agir como deseja.
Não tente se livrar dele de uma hora para outra. Querer se livrar do ego cria mais ego, é também outra estratégia dele. Apenas observe a sua ação e isso o enfraquecerá dia após dia.
Quando aplicamos EFT, conseguimos  eliminar pensamentos e sentimentos negativos. O ego se enfraquece com isso, é um  atalho poderoso para se libertar dele. Algumas vezes vamos conseguir observá-lo em ação, outras vezes ele tomará conta de nós e nem vamos perceber. Talvez somente depois de refletir em seguida ou no dia seguinte. O exercício de observá-lo vai a cada dia tornar mais fácil perceber a ação do ego.
Usando uma ferramenta como a EFT, tornaremos esse caminho muito mais fácil. A técnica tem um poderoso efeito na limpeza dos pensamentos que vem do ego. É o que ocorre quando as pessoas chegam até o consultório. Elas vem com o ego carregado, inflado de pensamento e emoções negativas. Pacientemente, vamos limpando com a EFT tudo que vem surgindo, o ego vai perdendo a força, e a pessoa vai se sentindo em paz a cada dia.
            
    Esse é um tema bastante amplo. Devo voltar a escrever  para explicá-lo mais profundamente.